quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Motherboard

Slots de Expansão 

  • Slots PCI: é utilizado em placas de vídeo (sem uma boa aceleração 3d), de áudio, de rede...


  • Slots PCI-Express: 


  • Slots ISA: também utilizado em placas de vídeo (sem uma boa aceleração 3d), de áudio, entre outros.


  • Slots AGP: é para uma boa aceleração 3d de vídeo.

Socket do processador 

É responsável pela conexão do processador à placa-mãe.


Slots Memória RAM

São as que se comunicam com o processador.




quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Cooler


Defenição/função: O cooler serve para arrefecer o computador, ou seja, para que o calor excessivo produzido no interior do computador não queime ou prejudique o bom funcionamento dos seus componentes.


Tipos de coller

ü  Air-coller  - O cooler mais comum de computadores. Consiste em duas partes essenciais: uma placa de liga metálica que absorve o calor e envia para uma ventoinha (ventilador) que envia o calor para cima. Não se pode esquecer, também, da pasta térmica, que é usada entre o processador e a base do cooler. Por mais polida que seja a base do cooler, sempre sobrarão minúsculos espaços vazios, onde não haverá contato da base metálica no processador. Assim, a pasta térmica preenche esse vazio, otimizando a dissipação de calor. Essa pasta geralmente é aplicada acima do processador. Mas deve ser usada em pequenas quantidades.

ü  Water cooler - O cooler de água. Funciona de forma semelhante a um radiador, existente nos automóveis. Existe uma peça que bombeia água para os componentes internos do PC. A água é aquecida e é drenada para fora do gabinete e um outro tubo descarrega água fria. A água quente volta para o radiador até arrefecer e depois é bombeada novamente para o nosso componente. É muito usado durante o overclock (que consiste destravar o desempenho máximo de um processador ao custo de sua estabilidade e vida útil de funcionamento).


ü  Cooler Heatpipe - Funciona de uma forma bem semelhante a um frigorífico. Ele descarrega um fluído no computador que evapora e arrefece o computador, enviando o componente de volta para o cooler, que faz a substância voltar a ser liquida e depois é enviada de novo para o computador. Também é usado apenas em overclocks ou supercomputadores.

Marcas de cooler

ü  Intel;


ü  Coolermaster;
ü  HP;

ü  Zalman;

ü  Thermaltake;

ü  Vcom;

ü  Swiftech;

ü  Evercool;

ü  Akasa;


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Processadores


O processador processa as instruções ou operações contidas nos programas executáveis. Ele pode ser chamado de Unidade Central de Processamento (em inglês CPU: Central Processing Unit). No passado, os processadores ocupavam grandes espaços físicos. Com o avanço da microeletrônica, a válvula foi substituída pelo transistor, e este por sua vez, permitiu integração em alta escala, originando os microprocessadores.



O processador é um dos principais componentes de um computador, e a escolha dele é fundamental para que o computador atenda às necessidades do consumidor.
Cada processador possui uma velocidade de ciclos medida em gigahertz (GHz).
A Intel e a AMD são as principais marcas mais utilizadas de processadores.


Um pouco da evolução dos processadores da Intel e AMD:





segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Caixas de computadores

A caixa também conhecida por gabinete ou torre é um compartimento que contém a maioria dos componentes de um computador. Uma caixa de computador, às vezes, é referida como CPU, este, era um termo comum nos primeiros computadores domésticos, quando outros periféricos da motherboard.
São construídas normalmente em aço ou alumínio e por vezes utiliza-se plástico ou madeira.






Estas caixas são importantes para proteger os componentes essenciais ao bom funcionamento de um computador.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Evolução dos computadores

O primeiro computador criado foi o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator). Foi desenvolvido em 1946 durante a 2ªGuerra Mundial para fazer cálculos balísticos.

Entre 1951 e 1959 surgem computadores como o UNIVAC (Universal Automatic Computer), este computador foi produzido pela empresa Remington Rand.



Entre 1959 e 1964 surgem computadores de segunda geração como o IBM 7030, este era mais confiável do que os anteriores à sua época.


Entre 1964 e 1970 surgem os computadores de terceira geração como por exemplo o IBM 360.



Depois aparecem os computadores de quarta geração como o Altair 8800 e os computadores da Apple.






















Para melhor compreender a evolução dos computadores: