quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Tipos de barramentos

Tipos de barramentos


Um barramento é apenas um “caminho” através do qual dados viajam num computador. Esse caminho é usado para comunicação entre dois ou mais elementos do computador. Existem vários tipos de barramentos:
- Barramento do processador: é o caminho através do qual o CPU comunica com o chip de suporte conhecido como “Chipset” nos sistemas mais recentes. Este barramento é usado para transferir dados entre o CPU e a memória Cache, por exemplo.
- Barramento de endereços: é usado para indicar qual o endereço de memória ou qual o endereço do Barramento de Endereços será usado numa operação de transferência de dados.
- Barramento de entrada/saída: Barramento de saída - interliga os diversos componentes de um sistema computacional tais como UCP, ou CPU, memória, unidades de entrada/saída etc. Barramento de entrada - interliga elementos no interior de um componente (pastilha), como, por exemplo, os registradores, ou registros, de um microprocessador

- Barramento de memória: é usado para transferir informação entre o CPU e a memória principal do sistema. Este barramento pode ser parte integrante do processador ou na maioria dos casos implementado separadamente com auxílio de um chipset dedicado.

Tipos de endereçamento


Tipos de endereçamento

        Os modos de endereçamento especificam como se calcula o endereço efetivo.
            Há, habitualmente, uma grande variedade de modos de endereçamento, com o objetivo de facilitar o acesso às constantes, às variáveis simples, às estruturas, bem como a geração de endereços relativos, que permitam ao programa ficar independente da posição real de memória onde é carregado.

            - Modo de Endereçamento Imediato: O valor do campo operando é o próprio dado.

            - Modo de Endereçamento Direto: O valor do campo operando indica o endereço do dado.


            - Modo de Endereçamento por Registro: O operando aponta para um registrador, o qual contém o dado ou também pode apontar para um registrador no qual contém um endereço de memória (ponteiro) onde está o dado.


            - Modo de Endereçamento por Registro Indireto: Permitem acessar a memória indiretamente através de um registrador usando os modos de endereçamento indireto por registradores.

            - Modo de Endereçamento de Base Indexado: Este modos formam o deslocamento adicionando o registrador base (bx ou bp) ao registrador índice (si ou di).


            - Modo de Endereçamento Indexado: Os deslocamentos gerados por estes modos de endereçamento são a soma da constante e do registrador especificado. Como padrão, os modos de endereçamento que envolvem bx, si e di usam o segmento de dados e o modo de endereçamento desloc[bp] usa o segmento da pilha.


            - Modo de Endereçamento por Deslocamento: O modo de endereçamento mais comum, e o mais fácil de entender, é o modo de endereçamento apenas por deslocamento. Consiste numa constante de 16 bits que especifica o endereço da localização alvo.